Tuesday, January 5, 2010

Panamá, Panamá City

Decidimos ir ao Panamá para aproveitarmos os últimos dias de temperaturas tropicais antes de regressarmos a Portugal.
Mal aqui chegámos a Panamá City, fomos ver o tão famoso Canal (como bons turistas que somos!).
Aqui apercebemo-nos da importância desta abertura de terra que liga o Pacífico ao Atlântico em todo o comércio mundial e foi uma emoção podermos assistir a estas passagens depois de termos estudado isto na escola.
A dimensão dos navios que passam por aqui é inacreditável, a maioria não deixa mais de meio metro de espaço nas margens das comportas do canal e mesmo assim a fila de espera é imensa!


Casco Viejo, o bairro antigo da cidade onde parece que o tempo parou; as ruas são estreitas, casas antigas fazendo lembrar Havana, ouve-se uma salsa de fundo e as pessoas passam parte do seu dia na rua, uns a pedir um pouco de pão ou a vender o que podem.
Aqui fomos almoçar a uma pracinha para fugirmos do sol abrazador.
Aqui começámos a ver de longe a cidade mais moderna onde os arranha-céus tomam lugar tal e qual uma cidade Norte-Americana.
Espalhadas pela cidade, velha ou nova, estão as mulheres indígenas enroladas em tecidos de padrões e cores espantosas e claro com umas feições inconfundíveis.
Uma vez que estes primeiros dias do ano são de festa permanente, fomos até ao hot-spot ver o que se passava. Aqui, juntamente com as indígenas e outros vendedores ambulantes, os vendedores de maçãs dão cor e sabor à marginal onde o festa acontece.
Todas as fotografias dos panamenhos foram tiradas às escondidas, porque nunca vimos um povo tão desconfiado e tão timido como este. A única foto que pedimos para tirar gerou uma crise de timidez inacreditável! (Claro que não faço ideia o que o Cylon lhes disse!?!!).
No meio disto tudo dá para ver os contrastes desta cidade; bairros ultra-modernos ao lado de outros ultra-antigos, barcos novos fundeados ao lado de uns verdadeiros chaços, Porsches Cayennes ao lado de autocarro super vintages... O único fio condutor é sem dúvida o espírito timido caribenho mesmo estando voltados para o Pacífico.

9 comments:

  1. ana, não apareces??!

    gostei do sofa e das "meninas do kim"....


    beijinhos

    ReplyDelete
  2. Grande misturada de cidade!
    A velhota do sofá ficou contente com a companhia...

    ReplyDelete
  3. Anonymous5/1/10 18:31

    Alo! Mais vale tarde que nunca! Finalmente estive a ver o vosso blog! esta top! passei horas no Domingo a ver toda a viagem!! Lindo!!
    Bjs

    ReplyDelete
  4. Inês Lopo de Carvalho5/1/10 18:34

    Nova tentativa:
    Alo! Mais vale tarde que nunca! Finalmente estive a ver o vosso blog! esta top! passei horas no Domingo a ver toda a viagem!! Lindo!!!
    Sempre vão acabar em São Francisco conforme sondagem? Não fui a tempo de contribuir mas também sugeria São Francisco! Divirtam se!!
    A partir de agora não falho blog um dia!!
    Bjs grandes
    Inês

    ReplyDelete
  5. Miraflores ? isso não é onde o Diogo e a Mafalda (e o Duarte) moram ? eh eh
    Estou com o Martinho, a senhora do sofá é que curte ....
    Bjs
    Gonçalo

    ReplyDelete
  6. Anonymous6/1/10 14:35

    Cylon foste dizer as miudas que eras meu amigo? eu vi logo que tinhas de falar em mim...he he.... deja vu....
    abraço e bjs

    DERF

    ReplyDelete
  7. O cylon n deve ter dito nada de mal!!!

    ReplyDelete
  8. Anonymous8/1/10 15:00

    Essa viagem pelos vistos está do melhor :)
    Beijinhos
    Isabel vc

    ReplyDelete
  9. As "meninas do Kim" ...sensacional! :-)

    ReplyDelete