Sunday, December 27, 2009

Argentina, Ushuaia, Fim do Mundo e suas aventuras

O Natal passou por aqui, mesmo assim conseguimos fazer uma série de programas. Não tivemos a correria habitual do Natal, assim mal chegámos não parámos.
Ushuaia é conhecida como Terra do Fim do Mundo, ou Terra do Fogo, como o nosso Magalhães a baptizou. Mais a Sul, começa a Antártida que infelizmente se tornou muito longe (€€€€€€) para nós irmos.
Esta cidadezinha encantadora no fim do mundo, encontra-se na margem Norte do canal de Beagle, que une o Pacífico com o Atlântico e que separa o Chile (margem Sul) da Argentina. No fim, já no Atlântico, encontra-se o mítico Cabo Horn. Claro que não encontrámos nenhum barco à nossa medida para o passar!

O nosso primeiro passeio foi ao Parque Nacional da Terra do Fogo, onde se pode fazer um trekking costeiro e ver onde antes havia um fiord. Enfim, natureza pura.
Aqui vimos também onde e como os indígenas vivíam e se aqueciam com a gordura das focas que caçavam espalhadas pelo corpo.
A segunda visita foi à prisão. A "Alcatraz" da Argentina. Aqui só vinham parar os reincidentes e os mais perigosos e ficavam encarcerados neste lugar considerado totalmente isolado e inóspido.
Este espaço é o museu da prisão mostrando as condições que se viviam na altura e também o Museu Marítimo, onde se pode ver o início das expedições a esta Terra e à Antártida.
Este é um dos fatos que se usavam nas primeiras expedições à Antártida, não havia Gore-Tex na altura...
Dia 25, para queimar o jantar de Natal, fizémos um trekking de 3 horas a subir pelo glaciar acima. As cadeiras mecânicas que nos subiriam aos primeiros 1000m estavam fechadas, assim, subimos "à la pate" por ali a cima e até ao topo do glaciar.
As vistas começaram a melhorar à medida que o gelo e o frio foi invadindo o terreno íngreme.
Para despedirmos de Ushuaia, fomos a uma ilha onde reside 2 comunidades de Pinguins e que tivémos a oportunidade de conviver com eles.
A maioria pertence à espécie Magalhães, também baptizada pelo nosso descobridor e a outra, de bico e patas laranja, são os Antárticos.
As fotografias contam o resto do dia.

5 comments:

1. Olás

É muito engraçado ver o blog e ver que acabamos indo nos mesmos lugares na Austrália e Nova Zelândia depois que nos conhecemos no Camira!

A nossa viagem agora terminou e estamos de volta à terrinha para as comemorações de fim de ano!

Também pegamos muito mau tempo nos glaciares e dormir na carrinha foi uma tortura! Mas valeu a pena!

Queremos depois saber o top 10 da sua viagem para programarmos a nossa próxima!!

Beijinhos
    Rachel e Pedro

ReplyDelete
  2. depois da travessia do pacifico e com pouca net... o blog voltou à sua força máxima!...

muito bom!

sei que vou aparcer neste blogo não tarda nada!

bjs

3. Adorei o vosso blog!
    Por acaso ainda não o tinha visto e realmente tinha estranhado o facto do Cylon não ter posto fotos no FB.
    Belas viagens e belas reportagens.
    Faz sonhar de olhos abertos.
    Obrigado
    Lorenzo

ReplyDelete
  4. É outro local que pretendo conhecer....depois de Finisterre...ir ao Fin del Mundo. Muito legal!

5. Ah, a foto, voce atrás dos policiais, me lembrou o filme "Forrest Gump"....quando ele, de qualquer maneira, quer fazer parte da historia.. :-)