Sunday, December 13, 2009

New Zealand, Glaciares e outros Gelos

À medida que nos fomos aproximando dos glaciares, o tempo foi piorando, chuva, vento e nevoeiro acompanharam-nos durante toda a viagem envolvendo as montanhas de uma forma misteriosa.
O glaciar Fox, o mais pequeno, estava sem acessos devido à subida do rio que inundou e fechou as estradas. Assim passámos a tarde num agradável café a admirar a chuva e os campos verdes desta região.

Na manhã seguinte fomos ao glaciar Franz Josef, o maior e mais carismático.
O tempo continuava bastante carregado, mas depois de tantos kilómetros, fomos lá ver o glaciar. Não tivémos qualquer hipótese de prolongar a nossa estadia aqui para podermos subir ao glaciar com bom tempo, por isso tivémos que fazer umas caminhadas até encontrarmos o sítio perfeito para tirarmos umas fotografias.
Passámos por caminhos estreitos entre floresta densa quase tropical, por pontes de madeira sobre rios cheios de água glaciar a querer fugir para o mar. Mas a surpresa veio; o tempo começou a abrir timidamente e deixou-nos vislumbrar ao fundo a ponta do glaciar. Uma emoção!
Rapidamente metemo-nos por outro caminho para tentarmos chegar mais perto deste glaciar imponente e majestoso. Calculamos que a frente tenha uns 150 metros de altura, uma parede de gelo densa manchada pelas derrocadas das montanhas que a ladeam.
Seguimos caminho em direcção à costa Este e mesmo assim a chuva tornou-se a nossa companheira de viagem, não nos largou um segundo.
Ao fim do dia chegámos ao Parque Natural de Arthur's Pass e à vila que partilha o mesmo nome.
Aqui encontrámos 6 casas, das quais 2 cafés já fechados, um hostel e um albergue de avalanches. E foi neste último que decidimos ficar!
"Fundeámos" a nossa Queenie (a autocaravana) por debaixo de umas árvores num cantinho quase romântico e decidimos passar aqui a noite. Grelhámos umas salsichas (que comprámos na nossa primeira ida ao supermercado, no "just in case") e fizémos um arroz quente que nos ajudou a aguentar o frio enquanto jantávamos no albergue gelado. Mesmo assim, foi bem bom!
Depois da noite passada com a natureza, fomos de manhã ver as cascatas na montanha.

O trekking fez-se lentamente devido à altitude a que estávamos (tudo menos assumir a baixa forma física!), mas deu para disfrutarmos o caminho pela floresta que nos cobria da chuva.
À medida que nos iamos aproximando, além do som da água a bater ser cada vez mais forte, o spray foi-nos envolvendo juntamente com as árvores seculares. Chegámos ao topo e sentimos a força desta queda.
Depois desta molha, fizémo-nos à estrada em direcção a Christchurch onde iríamos entregar a nossa Queenie.
A chuva finalmente ficou para trás e o céu azul começou a aparecer dando origem a umas paisagens diferentes das quais tinhamos visto últimamente com rios bem mais calmos.
A chegar a Christchurch foi hora de nos despedirmos da Queenie que se portou tão bem e que nos abergou na melhor maneira, já nos sentíamos em casa com os livros nas prateleiras, quadros pendurádos e tudo!
Custou tanto despedirmo-nos desta nossa "casa" que até mesmo umas das malas quis ficar agarrada à porta! Ficou o "estendal" típico montado no parque dos carros.

Christchurch é uma cidade moderna com ruas cheias de lojinhas, restaurantes bons e hoteis contemporâneos. Foi uma surpresa encontrar uma cidade assim aqui neste lado do mundo.
Não tirámos fotografías devido a um problema técnico da nossa câmara. Fica na nossa memória...

2 comments:

  1. Vocês queriam dar a volta ao mundo sempre com sol eh!!!! Um pouco de chuvinha é sempre bom.
    Cheguei atrasada para votar, mas aqui vai o meu contributo: San Francisco.
    Olho e olho para a fotografia do Cylon com a mala e não percebo nada

    ReplyDelete
  2. Just wanted to say "hi" from Luang Prabang in Laos. We decided to fly here after our visit in Cambodia. Just like you, we loved the temples of Ankor. Especially the sunrise, it was spectacular. It was definately worth getting up before 4.00 am to experience it! Laos is a wonderful country. It's so peaceful and relaxing here. We're leaving for Sydney in two weeks.

    From the pictures we can see that you're having av great time in New Zeeland at the moment. The photos are just amazing! Hope you enjoy the rest of your trip.

    -Patric & Susanna

    ReplyDelete