Thursday, November 5, 2009

Hiroshima, Little Boy

Hiroshima…
Chegámos ontem pela noite e surpresa a nossa, percebemos que em Hiroshima não há metro, só autocarros e eléctricos, logo, uma deslocação bastante fácil pela cidade.
Lá encontrámos o nosso hotel, e pela primeira vez sem grande dificuldade, o que foi bom!
Como o jet-lag ainda está a fazer das suas, fomos jantar ao primeiro restaurante mais típico ao pé do nosso hotel, o cansaço não nos deixou ir mais longe.
Deparámo-nos com o mais típico de Hiroshima, chapa tipo tepanyaki, onde cozinham/fritam/grelham/cozem tudo o que se quiser. O Chef a querer agradar com o seu japonês fluente, preparou-nos umas batatas com bacon e queijo gratinado, ainda conseguimos que não pusesse a mayonese por cima! Sem saber o que mais nos esperava, chegou-nos um prato com um bife frito com alho cortado aos bocados e uma sopa de frango...Enfim...
Às 5h da manhã já estávamos bem acordados, visto estarmos a dormir no 19º andar, ainda deu para ver bem o dia a nascer sobre a cidade. Só quero ver como vai ser esta noite…

Hiroshima é uma cidade relativamente feia, cheia de bares de origem duvidosa, excepto a zona histórica que é bastante moderna, mas fora isso, não há nada de especial para se ver.

O Hotel emprestou-nos umas bicicletas eléctricas novinhas em folha (não queremos outra coisa, chega de esforçar para pedalar!) e partimos para o centro a destruição da bomba atómica.

Por um triste motivo, Hiroshima não precisa de apresentações, mas é sem dúvida um centro de atracção turística, mesmo que invulgar.
A cidade ficou totalmente destruída, excepto 10% dos edifícios num raio de 3km que mantiveram algumas paredes em pé, de resto foi tudo ao “ar”. O que ficou da “antiga” cidade é mesmo arrepiante. (Foto tirado logo após à Bomba...Dá para ver o estado degradante que ficou a cidade. Esta era a antiga casa de "fomento da Indústria", uma das poucas que ficou com algumas paredes em pé, agora património da Unesco)

(Aqui foi o hipocentro da bomba, onde a bomba explodiu)
(Este monumento é a Chama da Paz, qual só será apagada quando todas as armas nucleares tiverem sido banidas da terra)
Ao ver os destroços, começamos a questionar o porquê das guerras. Independentemente das razões políticas, faz impressão ver consequências tão profundas como as da bomba atómica. Ainda nos dias de hoje há pessoas a sofrer resultados desse ataque.
Visitámos destroços, memoriais e o museu que nos tocaram com as suas imagens impressionantes.

A Little Boy (bomba) matou pessoas, cerca de 200.000, destruiu edifícios, derreteu metal e vidros, queimou tecidos, e tudo que encontrou. Tivemos a oportunidade de ver todo o tipo de destroços, inclusive vários relógios que marcam 8.15h, hora em que a bomba caiu.
Um dos monumentos, é uma homenagem a uma rapariga que tinha 2 anos no dia do ataque.
Aos 12 anos, Sadako estava a morrer de leucemia devido às radiações que tinha levado 10 anos antes. Ela achava que se fizesse 1000 pássaros de papel origami recuperava da doença. Sadako não sobreviveu, mas a sua história é conhecida e o memorial está sempre enfeitado com os pássaros de papel enviados por escolas de todo o Japão. Em todos os textos que lemos sobre este assunto, nunca mencionaram numa relação de ódio para com os americanos, isso também faz-nos pensar…

Mas nem tudo foi tristeza no dia de hoje, as nossas bicicletas levaram-nos a dar uma volta bem simpática pela cidade depois de uns momentos de reflexão sentados à beira-rio.
Assistimos e apadrinhámos um casal que se ia casar hoje. Não sei se o traje era o mais típico, mas ficou registado para sempre. Eles também fizeram questão de tirar uma fotografia connosco para ficar no álbum deles. Um show! Deixámos Hiroshima para trás e agora vamos que nem uma bala para Osaka.

13 comments:

  1. Falando apenas das coisas 'leves' de Hiroshima - aposto q ficarem cheios de pena de já se terem casado e não aproveitarem esses modelitos!!
    E a refeiçãozinha maravilhosa?? Ana, já estou a imaginar o teu fígado a tentar digerir aquela gordura toda!! Muito bom!!

    ReplyDelete
  2. Qual o casalinho mais giro?

    Gostava de ver esta foto com as caras trocadas! Nada que o fotoshop não

    faça!!!

    Mil bjos

    ReplyDelete
  3. Anonymous5/11/09 10:39

    Bom, vocês estão com um problema sério, é que a fazer relatos assim tão bons ainda vão ter de fazer um livrinho quando chegarem..... parabéns e continuem, assim todos viajamos um bocadinho também.

    abraços e beijinhos
    Gonçalo Cabrita

    ReplyDelete
  4. Olá Meninos!
    Vi q em Kyoto ñ foram a Nara! É absolutamente "breath taking"! Fica para a próxima viagem à volta ao mundo! Antes q me esqueça e, pq acho q é uma pena ñ o fazerem, se, claro, houver tempo, uma vez em SFO, desçam até Big Sur (uns 250k), bem abaixo de Monterey e Carmel, e fiquem, pelo menos uma noite no Post Ranch Inn, do Sr. Post. É espectacular, sem adjectivação possível. Tem Cliff, Ocean, Tree Houses e outras e, é só sensacional. Também, quando em Bora-Bora, seria bom fazer uma incursão por Taha'a uma ilha privada, e ficar numa das casas-palafita sobre águas cristalinas, e nadar com os tubarões ali mesmo...
    ...aproveitem meus queridos!

    ReplyDelete
  5. Como todos sabemos existem de verdade duas formas de conecer-mos um lugar, ou pela leitura ou pela viagem ao proprio lugar. A leitura destes posts são uma verdadeira regadela cultural cá pra malta!! Fantástico.
    Espero que continuem a brindar-nos com estas belas descriçoes.

    Beijos pro casal Moreira
    Matos

    ReplyDelete
  6. Estou mesmo a viajar com voces!

    Obrigado!

    bjs aos dois!


    barbosa

    ReplyDelete
  7. Não é que se viaja mesmo deste lado???

    Hiroshima.... pufff!!! só espero que um dia a "chama da paz" se apague de uma vez por todas.

    Dá mesmo que pensar... não fomentarem ódio contra os americanos...

    estou a adorar... queremos mais!

    ReplyDelete
  8. Anonymous5/11/09 21:01

    Assim vale a pena viajar... Ao final do dia já venho a pensar em vir ver por onde andaram e as novidades...
    Espero que este entusiasmo dure até ao fim!!

    Queremos mais...

    Bjnho Mags

    ReplyDelete
  9. Estes maravilhosos textos acompanhados pelos fotos em tempo real da vossa viagem me levam a sonhar todos os dias. Uma viagem que so algums devem saber fazer tão bem.
    Aquentem até ao fim...nos por ca adoramos.

    Abraço

    ReplyDelete
  10. Pois é este posts são muito bons como já disseram os outros leitores, parece que tb viajamos com vocês!

    Bjs e abraços cá de casa.

    Miguel Marques

    ReplyDelete
  11. - E, é impressão minha ou os Japoneses, a.k.a Casal de Noivos, estão a crescer? - É visível a pequenez do Cylon e da Ana!

    ReplyDelete
  12. ...os noivos deviam estar em cima do 1º degrau das escadas!! E a noiva tem um penteado que lhe dá mais uns 15cm!
    Ou isso, ou são os freaks lá de Hiroshima.

    ReplyDelete
  13. Sofia, Nara é mesmo breath taking! O Cylon já foi um repetente, mas valeu mesmo a pena!

    bj
    Ana

    ReplyDelete