Thursday, November 19, 2009

Cambodia, Angkor, Breathtaking

Saímos da Tailândia com muita vontade de ficar lá mais uns dias a explorar o Norte. Mas o calendário apertado obrigou-nos a entrar no avião em direcção ao Cambodja, Siem Reap.

Esta pequena cidade, está a uns curtos kilómetros de Angkor, templos considerados Património da Humanidade.

Na manhã seguinte acordámos às 4.30h da manhã para irmos ver o nascer-do-sol em Angkor. Não sabíamos bem o que nos esperava, mas lá fomos no nosso tuk-tuk às escuras entre a floresta fechada e o frio matinal.

Seguimos as luzes e lá nos sentámos na borda de uma pântano à espera do acontecimento. A luz começou a aparecer e nós começámos a ficar sem respiração. Que momento mais imponente de ver o dia a nascer por trás de um monumento tão "monumental" e de uma grandiosidade tão impressionante. Este templo, Angkor Wat, um dos mais conhecidos, elevava-se à medida que a luz ia aclarando.
O dia, meio encoberto, não contribuiu para a espectacularidade do momento, mas mesmo assim, fomos apanhados de surpresa nesta beleza incrível.

Foi sem dúvida a coisa mais bonita que vimos até hoje na nossa vida.

Depois de um pequeno-almoço no hotel, voltámos à acção nos templos, desta vez com um guia.
O nosso guia, bastante simpático, faláva num inglês tão fluente que nós só percebíamos um 10% e era porque pedíamos muitas vezes para repetir a explicação. Claro que passado um pouco, começámos a dizer que sim e desistimos de tentar perceber alguma coisa.
Os templos estão dentro de cidades ladeadas por lagos artificiais em formas quadradas. É incrível pensar que no início do Séc.X tinham tanta preocupação estética urbanística. Aqui não vivía ninguém, era apenas espaços com templos para poderem rezar.
Chegámos a Angkor Thom, outra cidade de templos com uma porta de entrada espectacular. Aqui, todos os templos têem caras a olhar para os 4 pontos cardinais e esta entrada não é excepção. A ladear esta "avenida", há caras de anjos de um lado e demónios do outro.

Partimos para outra cidade de templos, Ta Prohm. Estes mais conhecidos pelo filme "Tomb Raider".
Aqui, os templos foram abandonádos por uns anos e a floresta tomou posse das "pedrinhas". As árvores têm tal vida que se apoderam de tudo que encontram, até de outras árvores que vão abraçando até as estrangularem.
Isto é um problema porque estão a destruir os templos desta cidade, mas a verdade é que torna o espaço totalmente cénico e inesquecível.

Depois de vermos vários templos grandes e pequenos, uns mais destruídos que outros, fomos para outro templo que está no alto do monte.
Daqui pode-se ver Angkor Wat a ser iluminado pelo pôr-do-sol. Este momento é uma atracção turística (não sabemos bem porquê), onde se junta toda a gente para ver os últimos raios de sol a dourar os monumentos.

6 comments:

1. Fotos lindas, já tinha ouvido falar muito bem dos templos de Ankor, estou a ver que vale bem a pena ir ver.
    Nocas keep up with the good job. Estamos em pulgas sempre à espera do próximo post!!

Bjs aos 2

Miguel

ReplyDelete
  2. Belo guia que vocês estão a preparar para nós!

3. Queria estar ai!!!!....

não parem com as actualizações.

bjs

ReplyDelete
  4. Estou a adorar, a Ana tem um jeitaço para estas descrições! Achei uma delícia o vosso guia que só falava uns 10% inglês... Keep going! Filipa Veloso

5. Actualizei-me hoje com mais calma das novidades dos ultimos dias no vosso site e na verdade como ja confessei cada vez mais me sinto tentado a enbrenhar-me numa coisas dessas...
    Incrivel..

Beijos

Nuno

ReplyDelete
  6. Maravilhoso...imperdivel para quem quer conhecer o mundo...belíssimas fotos.